terça-feira, 7 de maio de 2013

MINHAS IMPRESSÕES DE PARIS!!

Hello, people! Como vão vocês?

Cheguei de Paris na última sexta e só agora consegui passar aqui para falar um "Oi". A viagem foi bem cansativa e mesmo com vôo direto Paris-Guarulhos para facilitar, a mistura bombástica de fuso horário com onze horas dentro de um avião não foram fáceis. Resumindo: cheguei um prego!!!

Vamos às minhas impressões sobre Paris. (Para quem não sabe, eu passei nove dias na cidade luz).


Aquela história de que Paris é bonita, esqueça! Paris é MA-RA-VI-LHO-SA! Cada canto, cada prédio, cada lugar que você olha é um atrativo a parte. As ruas e calçadas são largas, jardins bem cuidados e o trânsito parece meio doido, como de qualquer cidade grande. 


O céu de Paris é nublado na maior parte dos dias, o que deixa as fotos "feias". Não é o caso das duas fotos acima que foram tiradas nos dois únicos dias de céu azul em nove dias de viagem!

Apesar do tempo doido (quase 30 graus no primeiro dia e depois média de 10 graus nos outros), vi tulipas de cores que nunca tinha visto na vida. Recomendo muito ir na primavera.


Com nove dias deu para conhecer muita coisa e fazer tudo com calma. Fiz tudo que tinha me programado e ainda sobrou tempo. Os principais pontos turísticos são todos muito perto um do outro e isso facilita bastante para quem tem pouco tempo na city. Acho até que foram muitos dias, já que no final eu e meu namorado estávamos um pouco enjoados de lá. rsrs

Ficamos em um hotel bem bacana e super bem localizado: o Mercure Paris Arc de Triomphe Etoile. Farei um post dele logo logo.

Andamos só de metrô e usamos o trem para ir até Versalhes. Comprávamos o pacote com dez tickets e gastamos na faixa de 60 euros para o casal, em 9 dias. 

Não encontrei nenhum francês que fosse rude, antipático ou grosso. O que percebi é que muitos deles não falam inglês (e muitos não sabem nem o básico!) e isso pode soar como antipático. Quando estava no trem voltando de Versalhes, tentei pedir uma informação para duas garotas francesas de uns 20 e poucos anos, bem vestidas, etc, que estavam sentadas do meu lado e elas mal sabiam falar o básico.

Em alguns bairros, você vai notar que eles não gostam mesmo de falar em outra língua. Perguntei o preço de um produto em inglês e a mulher me respondeu em francês. Fiz cara de interrogação e então ela respondeu em inglês. Mas isso só aconteceu uma vez, em um bairro mais distante. Nos principais pontos turísticos dá para se virar bem com o inglês e também com o espanhol.

Notei o bairrismo deles em um ponto: nos museus, as legendas são apenas em francês o que achei péssimo, já que a língua universal é o inglês. Mas, se você quiser, quase todos os museus tem aquele fone com a tradução e história das obras em diversas línguas. 

Os museus são muito muito legais! Nunca fui muito fã dessas coisas, de antiguidade, história e tal, mas voltei com outros olhos e ontem me peguei pesquisando sobre a vida da Maria Antonieta!


Quem tiver a oportunidade, não deixe de ir a Versalhes! O Palácio e seus jardins são demais!
Vale muito a mini viagem até lá!


A cidade é muito cara! 
Compras e comidas de todos os tipos são caras. 
Não pense que vai se esbaldar na Sephora como nos EUA, porque não dá. 
Só para vocês terem uma ideia, fui na Sephora comprar o blush da Nars que custa 30 dólares nos EUA e lá custava 30 euros! Era tudo nessa proporção, o que custava 15 dólares nos States, custava 15 euros em Paris. Eu achei tudo muito caro e comprei pouquissímas coisas. Não sei se estou muito pão-dura ou mal acostumada com as comprinhas básicas na terra do Obama.

Achei que compensava comprar produtos de cabelo (shampoo/condicionador/máscara/ pomadas/etc da Loreal Professional, Kerastase, Redken) e alguns dermocosméticos da Bioderma, La Roche Posay, ROC, Vichy, Avéne, Biotherme. Não comprei nenhum dermo porque recebo muitas amostras e presentes no consultório e tentei comprar os shampoos da Kerastase, mas quando fui procurar as lojas novamente não as encontrei.

PASSE RETO no Duty Free do Aero Charles de Gaulle! Caríssimo!! Perfumes de 100 Euros que custam 80 Dólares no Duty Brasil (Prometi que nunca mais vou achar o free shop de Guarulhos caro!!). Batom da MAC custava 18 Euros em Peurys e 20 Dólares no Duty Brasil.

Um lanche para duas pessoas (duas baguetes + um refri) custava na faixa de 13 euros, garrafinha de água 2 euros, latinha de coca 1,50 euros, doces nas patisseries custavam entre 3 e 5 euros cada, caixinha com 6 macarrons na Ladurée 15,80 euros, café da manhã no hotel 18 euros por pessoa, almoço simples para um casal 50 euros. Resumindo, comemos muito mal e voltei desesperada por um arroz com feijão, bife e batata frita.

O que achei pior no quesito alimentação foi a dificuldade de encontrar suco natural. Tomar suco de caixinha não dá. 

Os doces são fantásticos! Sorvetes artesanais, creme brulé, tortas, bombas de chocolates... hummm. E os macarrons da Ladurée, os melhores (experimente o de Pistache!!!).


Vou fazer um post com o roteiro que usei em breve, ok?

Beijos, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário