segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DICAS DE SANTIAGO, CHILE - PARTE II

A segunda parte sobre dicas de Santiago é especificamente sobre dinheiro e gastos na cidade.


Sempre que viajo pelo exterior, opto por sacar no cartão de débito direto da conta corrente para pagar só os 0,38% de IOF. Existem muitas agências e caixas eletrônicos dos Bancos Santander e Itaú em Santiago. Mas, fique esperto! No Banco Santander, mesmo você sendo cliente do banco e tendo direito a alguns saques internacionais sem taxas, eles cobram 3.000 pesos (13,50 reais) por operação. Por isso, achei que lá compensa muito mais pagar direto no débito.

A maioria dos estabelecimentos na cidade aceita pagamento no cartão de débito e essa é a melhor forma de pagar por lá. Pagando no débito você foge dos 6,38% de IOF do crédito e paga só 0,38%, além de pagar a cotação do dia e evitar surpresas do câmbio no fechamento do cartão de crédito. O dinheiro é debitado imediatamente da sua conta. Não esqueça de desbloquear a função débito do seu cartão antes de sua viagem.


No próprio Aeroporto existem caixas eletrônicos disponíveis para saque. Eu viajei sem um centavo de Peso Chileno e saquei quando cheguei lá. Pelo menos um saque é bom fazer para ter dinheiro trocado para táxi e outros gastos pequenos. No Santander, o limite de saque é de 200.000 pesos por dia. 

E a última dica é: cuidado quando for sacar ou usar o caixa eletrônico do banco Santander. Meu namorado foi contar o dinheiro sacado e nesse tempo a máquina engoliu e destruiu o cartão de crédito/débito dele. Voltamos no dia seguinte na agência e fomos informados que a máquina destrói o cartão por razões de segurança. Pegue o cartão imediatamente e conte o dinheiro depois. E não esqueça de ter sempre um cartão reserva quando for viajar, heim?


Se alguém tiver mais dúvidas sobre os gastos no Chile, é só deixar nos comentários. Meu próximo post é sobre o hotel delícia que fiquei lá. 

Boa semana.
Beijos,

3 comentários:

  1. Ótima dica, não sabia que era mais barato. Sempre a gente tem medo de cartão de crédito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueça de prestar bastante atenção! O saque tem que ser no débito e não no crédito, ok?

      Excluir
  2. Boas dicas.
    Gostaria de saber qual eh o câmbio que eh efetuado.

    ResponderExcluir