quarta-feira, 21 de agosto de 2013

DICAS DE SANTIAGO - CHILE

Oi gente! Cheguei de Santiago na segunda à noite e hoje vou dar algumas dicas para o pessoal que está com viagem marcada ou que pensa em visitar a cidade.

Minha viagem foi bem de última, sem nada planejado. Não costumo fazer esse tipo de coisa e geralmente eu pesquiso muito sobre o local antes, mas dessa vez não deu tempo. Caí em algumas roubadas e preciso alertar vocês.

Comprei tanto as passagens como o hotel com a Decolar. Costumo reservar hotel no Hotéis.com, mas dessa vez, o preço na Decolar estava bem abaixo. 

A cidade de Santiago é linda e muito mais organizada do que São Paulo, por exemplo. A vista da Cordilheira dos Andes em alguns pontos da cidade é maravilhosa.


Par ir do aeroporto até o hotel contratei um táxi oficial no próprio aero. Os valores são tabelados de acordo com a localização e paguei 20.000 (90,00 reais) até o meu hotel 

Fiquei hospedada no Noi Vitacura (post em breve), localizado no bairro residencial Vitacura que é muito seguro, bonito e tranquilo. 

Hotel Noi

O hotel era bem perto dos shoppings Parque Arauco e Costanera Center e tem muitos restaurantes TOPs ($$$$$$) por perto, além do Parque Bicentenário. No domingo, conseguimos bicicletas no hotel e passeamos por todo o bairro e no parque também. 

A moeda deles, o Peso Chileno, é muito diferente da nossa e dá um certo trabalho para ficar fazendo a conversão. Para saber o valor em Real é só dividir o valor em Peso por 222.

Santiago tem alguns taxistas desonestos que tentam te passar a perna e também usam taxímetro adulterado. Dei a sorte de pegar dois espertinhos por lá. Um deles foi em frente ao Shopping Parque Arauco e o outro em frente ao Shopping Costanera Center. Portanto, se você precisar de táxi nesses lugares procure um que estiver passando na rua e FUJA dos que ficam parado em frente ao local te chamando.

Nos restaurantes, a gorjeta (propina) não está incluída na conta e eles pedem que seja dado 10%.
Leve uma caneta sempre com você para anotar na própria conta o valor que você dará porque eles costumam arredondar sempre para mais o valor da gorjeta. 

No restaurante Tony´s Roma do Parque Arauco, a garçonete brigou porque estava faltando 300 pesos da propina. A conta com gorjeta deu 28.600 pesos (128,00 reais para dois pratos com Steak, um Pisco Sour e um suco de Framboesa) e nós pagamos 28.300 porque não tínhamos mais trocado. Por fim, depois de tanto ela reclamar, pagamos com 30.000 pesos e ela voltou 1.000 pesos de troco ao invés de 1.400. Ou seja, ela brigou tanto por causa de 300 pesos e embolsou mais 400 (700 pesos = .3,15 reais).

Fiz três passeios pela empresa Turistik, uma das maiores da cidade: Tubing em Farellones (descida de bóia na neve na estação de Farellones), Passeio até a estação Valle Nevado e aqueles ônibus Hop-on Hop-off que fazem um city tour pela cidade com várias paradas. 

Pista de Tubing em Farellones

Tubing

A Turistik tem loja em vários pontos da cidade como Parque Arauco, Costanera Center, Mercado Municipal e Aeroporto. Você consegue um bom desconto se comprar mais passeios e na loja do Mercado Municipal eles são ótimos de negociação (consegui 30% de desconto no tour até o Valle Nevado). 

Todas as excursões saem do estacionamento do Parque Arauco, portanto, se você pretende fazer muitos passeios com eles, recomendo se hospedar em um hotel perto do Shopping (Marriott, Hyatt, Kennedy, Atton Vitacura, Novotel Vitacura... ). 

Como tudo em Santiago é muito caro, os passeios não ficam atrás. Não recomendo ir até as estações de carro alugado porque as estradas ficam muito perigosas com o gelo na pista. O ideal é ir de excursão mesmo. 

Paguei 39.000 pesos (175,00 reais) para Farellones que inclui guia, traslado e o ingresso de uma hora para fazer Tubing, 25.000 pesos (112,00 reais) para Valle Nevado com guia e transporte até o local e 20.000 (90,00 reais) no Bus Hop-on. 

Ônibus Hop-on Hop-off 

No passeio para Farellones, passamos em uma loja na saída da cidade para alugar roupas de neve (7.000 pesos cada peça - 31,00 reais cada), no Valle Nevado as roupas foram alugadas lá mesmo na estação (paguei 18.000 pesos para calças, luvas e botas ou casaco, luvas e botas - 81,00 reais). 

Para subir a montanha em Valle Nevado, os preços são 20.000 pesos (90,00 reais) de segunda a sexta e 42.000 pesos (189,00 reais) no final de semana, portanto, se puder vá durante a semana. 

Estrada para o Valle Nevado

É isso. 
Logo mais, farei o post sobre o hotel que fiquei e alguns lugares imperdíveis. 
Se tiverem dúvidas, deixem seus comentários!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário