terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DICAS GERAIS DE ARUBA

Hoje vou contar todos os detalhes da minha viagem de final de ano para Aruba.

Comecei a planejar essa viagem em Maio do ano passado já que eu sempre viajo no final do ano e os valores são sempre exorbitantes, tento decidir e comprar tudo com a maior antecedência possível.

Tudo começou quando encontramos uma promoção do Hotel Riu Aruba no site Hoteis.com pela metade do preço. Como os hotéis em Aruba são caríssimos, resolvi reservar e depois ir atrás das passagens.



Com relação às passagens, eu gosto sempre de comparar os valores na Decolar e depois compro direto no site da Cia Aérea, acho melhor.

Para Aruba, as formas mais fáceis de chegar são pela Gol com uma pequena Escala em Caracas, pela Copa Airlines com Conexão na Cidade do Panamá ou pela Avianca com Conexão em Bogotá. (Sò explicando: na Escala em Caracas você não desce do avião. Ele é reabastecido, embarcado por novos passageiros e segue viagem. Na conexão no Panamá ou em Bogotá, você desce no Aeroporto e troca de avião).

Há também as opções da Delta, United, American Airlines, US Airways com conexões nos EUA e com isso, um maior tempo de vôo e uma viagem mais cansativa.

Todas as três opções (Gol, Copa e Avianca) tinham o mesmo preço, mas optamos pela Gol por dois motivos: o tempo total de vôo era menor (8 horas total contra 12h da Copa ou da Avianca) e também conseguimos emitir uma passagem com milhas no Smiles, o programa de milhagem da Gol.

Paguei 22.500 milhas na passagem de ida na Econômica e 40.000 milhas na passagem de volta na Classe Comfort porque a Econômica já estava esgotada. 

O horário dos vôos da Gol não são os meus favoritos! A ida sai às 11:15 de Guarulhos e chega às !7:30 em Aruba. Além de detestar vôo diurno, lá se foi um dia de praia. Na volta, decolamos às 19:45 e pousamos em Guarulhos às 05:40h. Como o hotel não disponibilizou late check-out, tivemos que desocupar o quarto ao meio dia e ficamos passando o tempo até o horário de ir para o Aeroporto. 

Sobre à Classe Comfort da Gol não compensa mesmo! As diferenças para a Econômica são: check-in prioritário, poltronas um pouco mais largas, banheiro exclusivo, as poltronas centrais de cada fileira são bloqueadas e serviço de bordo superior que se resumiu à uma salada a mais no jantar e uma salada de frutas a mais no café da manhã, ou seja, nada de mais. No meu caso, só valeu a pena porque ninguém sentou na minha fileira e por isso, eu consegui vir dormindo em três poltronas.


A comidinha da Gol é aquela sofrível da Skychefs de sempre, inclusive na parada em Caracas é reabastecido com comidas dessa mesma empresa. Tanto a ida quanto a volta tiveram almoço e um lanche. Viagem de avião na econômica não dá para esperar muito, né? 

Aruba é uma ilha do Caribe localizada bem pertinho da Venezuela e muito americanizada. Minha sensação era de estar no EUA mesmo. Seus moradores falam principalmente inglês e entendem um pouco do nosso portunhol. Sua moeda oficial é o Florin, mas o dólar é aceito em todos os lugares e é o dinheiro mais utilizado pelos turistas. No próprio Aeroporto há um caixa eletrônico para saque que cobra uma taxa de 3 dólares por saque e tem um limite de 400 dólares/dia (em todos os caixas que eu saquei também).

A grande maioria dos turistas aluga carro por lá. Logo na saída do Aeroporto há várias lojas de aluguel. Nós não alugamos porque nossa intenção era ficar só relaxando no hotel e sem stress de GPS, dirigir, pesquisar, etc , mas vale muito a pena porque não é muito caro. Pegamos um táxi oficial na saída do Aero e pagamos 28 dólares até Palm Beach.

Com relação aos Táxis, os preços são tabelados, os carros são novos e geralmente grandes. Os taxistas são super corretos e não tentam te dar o nó.

Ficamos no Hotel Riu localizado em Palm Beach e vou fazer um post contando só dele, ok?

Aruba tem duas praias principais para ficar: Palm Beach e Eagle Beach. Palm é mais agitação, tem lojas, feirinhas, restaurantes, barzinhos e festas à noite e Eagle é mais tranquila, sem muvuca, sem agito, sem badalação. As duas são bem parecidas.

Praia de Palm Beach

As praias são muito calmas, com pouquíssimas ondas. Parecem uma super piscina! A praia é realmente linda! O mar é um pouco mais esverdeado do que Cancun e a areia é branquinha!

Existem diversas opções de esportes aquáticos como mergulho, jet-ski, banana boat, parasailing, windsurf, stand up paddle, passeios de barco, lancha e até de submarino, etc.. 

Se você não estiver em um hotel, eles vão te cobrar para usar as palapas na praia! Na verdade, vão te cobrar o aluguel das cadeiras e espreguiçadeiras (10 dólares cada por dia) e aí sim você pode usar as palapas! Um absurdo!

Nessa época do ano (Dezembro) é inverno lá e a temperatura da água fica bem parecida com a do nosso litoral no calor. As temperaturas giram em torno de 28-30 graus, mas como venta bastante por lá você acaba não sentindo o sol a pino. 

O agito de Palm Beach e o Señor Frogs

Depois da praia, sempre rolava uma voltinha pela rua principal de Palm Beach para ver o movimento.

Além de Palm Beach e Eagle Beach, existem outras praias mais afastadas e mais bonitas também para quem tiver disposição e carro para ir, o que não foi o meu caso!

Há também quem prefira ficar no centro da cidade que tem hotéis mais baratos mas te deixa dependente de carro o tempo todo.

Aruba tem muitas opções de restaurantes bacanas, além de várias redes americanas: Mc Donalds, Hard Rock Café, KFC, Starbucks, Cinnabom, Dunkin Donuts.

As comprinhas também vão ficar em um post à parte, tá? Mas já adiantando, os preços são ótimos mas as condições são péssimas. As lojas fecham muito cedo!!! E dá muita raiva! Lá tem MAC, Louis Vuitton, Cartier, Tommy Hilfiger, Lacoste, perfumarias, lojas de tênis, etc, etc.

Uma dica bacana é o por-do-sol maravilhoso que tem na ilha. No final de Dezembro era por volta de 18:20h. Procure um pier na praia para ver o espetáculo!








Para quem estiver programando sua viagem para Aruba, o site oficial de Aruba é ótimo e em português!  Aruba.com
Ah, e os preços de pacotes no Brasil são exorbitantes! Tente planejar você mesmo sua viagem que fica muito mais em conta!

E se você tiver alguma dúvida, escreve aí nos comentários que eu te ajudo!






Um comentário: