quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SAIBA TUDO SOBRE MOLUSCO CONTAGIOSO

O que eu ando curetando de Molusco Contagioso esse mês não é brincadeira! Vi que o pessoal tem muita dúvida com relação à essa afecção dermatológica e por isso decidi fazer o post para esclarecer e orientá-los.


Primeiro, não criemos pânico! O Molusco Contagioso é causado pelo maior vírus que infecta o homem e só acomete a pele, sendo uma doença totalmente benigna! Seu filho não vai morrer de Molusco, prometo!

As crianças são muito mais susceptíveis e os adultos podem se contaminar nos genitais através de relação sexual, sendo portanto considerada como uma DST (Doença Sexualmente Transmissível).

A doença é transmitida por contato direto da pele sã com a lesão, com roupas/toalhas contaminadas e inclusive em piscinas. A própria criança contaminada espalha suas lesões em seu corpo por coçadura ou manipulação, chamado de auto-inoculação, mas também pode se contaminar do coleguinha da escola/creche ou do irmãozinho.

Apesar de ser contagioso, esse vírus é um banana. É mais fácil a criança espalhar suas lesões em seu corpo do que transmitir para o coleguinha. Por isso, não é necessário afastar seu filho da escola, creche e até mesmo de piscinas, mas evitar de compartilhar roupas, toalhas e brinquedos é importante. O Centro de Controle de Doenças Norte-Americano recomenda NESSE ESTUDO que as crianças não sejam afastadas da piscina por causa do Molusco. Caso a criança vá a piscina é recomendado cobrir as lesões com esparadrapo e que utilize roupas que tampem as lesões também.

Pessoas com doenças que comprometem a imunidade (por exemplo, que estão em tratamento de Cãncer, HIV, transplantados) podem apresentar grande quantidade de lesões e que também podem ser maiores do que o normal. Nas pessoas sãs que não apresentam doenças que afetem a imunidade, o Molusco é auto-limitado e geralmente desaparece sozinho em até 2 anos.

Se ele se cura sozinho, porque tratar então? Para evitar a transmissão para outras crianças e a auto-inoculação.

As lesões nada mais são do que umas bolinhas brilhantes da cor da pele ou avermelhadas que variam de puntiformes até alguns milímetros. Algumas possuem um furinho no centro. Podem ocorrer em qualquer região do corpo e a quantidade é variada de criança para criança. A doença é mais comum em crianças com Dermatite Atópica ou que tem a pele ressecada.

A foto a seguir ilustra bem como são as bolinhas de Molusco Contagioso.

Fonte: dermatologia.net


Elas não doem mas podem coçar, principalmente se a pele estiver seca e podem se infectar sendo necessário tratamento com antibiótico.

Quando as lesões são eliminadas totalmente, a criança está curada. Porém, ela pode se contaminar novamente.

Se a criança ficar tentando manipular e cutucar as lesões, cubra-as com Band-aid ou esparadrapo.
E mantenha as unhas curtas para evitar contaminação bacteriana.

Existem vários tratamentos para o Molusco. O mais eficiente de todos é, com toda certeza, a curetagem! É feita no consultório médico com anestésico tópico utilizando uma cureta (foto abaixo), que parece uma colher furada. É indolor e são retiradas todas as lesões. A cicatrização é rápida e geralmente não deixa marcas.

Cureta Dermatológica

Podem ser realizados outros tratamentos com remédios tópicos usados em casa, mas que não tem tanta eficácia como a curetagem, além da Crioterapia que é a cauterização com nitrogênio líquido no consultório. Arde e por isso é bom aplicar anestésico tópico. É mais dolorido do que a curetagem.

Infelizmente, não existe tratamento oral para o Molusco.

A decisão sobre qual a melhor conduta deve ser tomada pelo médico juntamente com os pais da criança. Cada caso deve ser avaliado e o tratamento individualizado. A idade da criança pesa muito nessa decisão.

Se você desconfia que seu filho está com Molusco Contagioso, procure logo um Dermatologista para iniciar o tratamento o quanto antes, ok?



Um beijo, 






Nenhum comentário:

Postar um comentário